Como manter a higiene dos cães
Cuidar da higiene do seu cachorro vai além de mantê-lo sempre cheiroso, pois como comentamos no post anterior sobre 6 cuidados básicos com a saúde do pet, isso influencia também na saúde e bem-estar do seu melhor amigo, além de evitar problemas para a sua família.
Bichos de estimação precisam de espaços específicos para dormir, comer e fazer suas necessidades. No caso da cama, prefira materiais que possam ser lavados com facilidade para evitar o acúmulo de ácaros e poeira. As refeições devem ser servidas longe do espaço utilizado para que ele façam suas necessidades, bem como da sua cozinha, já que o contato com o pelo e saliva pode causar contaminação de alimentos. Além disso, educá-lo pode facilitar muito o trabalho de manter a limpeza. Confira as dicas que separamos abaixo:
1. Banho
Criar o hábito do banho desde cedo nos cães é importante para mantê-lo limpinho, controlar a oleosidade dos pelos e deixá-lo cheiroso. Mas este procedimento exige produtos especializados, equipamentos e técnicas profissionais, pois exigem cuidados especiais com os olhos, ouvidos, pele, dentes e unhas, bem como atenção redobrada para a secagem, pois deixar os pelos úmidos, pode deixar seu cachorro vulneráveis a fungos e bactérias.
A frequência dos banhos varia de acordo com a raça e pelagem do seu pet, com intervalo máximo de uma vez na semana, com exceção a indicação médica para tratamentos dermatológicos veterinários.
- Pelagem curta: banho de 2 em 2 meses.
- Pelagem longa: 4 banhos por mês.
- Pelagem volumosa: 2 banhos mensais.
Mas o ideal é conversar com o médico veterinário para definir a opção ideal para o seu cão de acordo com as necessidades da raça e estilo de vida da sua família.
2. Tosa
A tosa é outro fator muito importante e que deve ser feita com muita cautela. Porém, não tem regras e intervalos definidos para ser realizada, pois varia de acordo com o tamanho, velocidade de crescimento e sua ideia de pelagem para o cão, vale apenas observar o bem-estar do seu melhor amigo. Mas é importante lembrar que quanto maiores os pelos, maiores serão os cuidados diários que você deverá ter para não criar nós.
Para a manutenção existe a tosa higiênica, que pode e deve ser feita mensalmente. Ela é realizada apenas na região da barriga, genitais e bumbum do seu cãozinho.
Existe uma variedade de opção para a tosa, que vai desde o tipo de corte desejado pelo dono até os clássicos de cada raça. Além disso, pode ser feito com tesoura ou máquina de corte, mas voltaremos a falar disso em outro post aqui mesmo no blog.
3. Higiene Bucal
Embora os cães sejam menos suscetíveis a cáries que os seres humanos, é necessário cuidar da sua saúde bucal para evitar o acúmulo de tártaro, garantir sua qualidade de vida e evitar doenças.
O primeiro passo é conversar com o veterinário do seu cachorro para que ele possa te indicar a forma correta de cuidar da dentição do seu bichinho através de uma demonstração de limpeza, além de identificar se existe algum problema específico que precisa ser tratado.
Escolha produtos e escova de qualidade e adequados para o seu cãozinho. O ideal é que esse procedimento seja feito diariamente, porém se não for possível, realize a higiene bucal do seu cachorro pelo menos duas vezes na semana.
4. Limpeza de Fezes
Se você possui um local específico em sua casa para que seu cão faça suas necessidades, é importante realizar a limpeza diária com produtos específicos para remover o odor e eliminar os germes. A urina dos cães possui elementos químicos específicos que o fazem retornar ao local onde este odor está localizado, por isso, se ele fizer onde não deveria, é necessário realizar uma limpeza ainda mais rígida para não restar nenhum vestígio do acidente, pois se ele sentir o cheiro, voltará a fazer suas necessidades no mesmo lugar. Por isso, ao educá-lo, produtos “pode e não pode”, ajudam muito neste trabalho.
Manter a higiene do seu cachorro é muito importante e vai muito além de levá-lo ao pet shop. Por isso, converse muito com o médico veterinário e aprenda os cuidados que você precisará ter para mantê-lo saudável, limpinho e feliz. Entre em contato com a Clínica Veterinária Santa Catarina e agende uma consulta ou o banho e tosa do seu melhor amigo.