Importância do Acompanhamento Veterinário

Seu bichinho de estimação, seja ele cachorro ou gato, precisa de acompanhamento veterinário periódico para garantir que a saúde dele esteja sempre em dia. As visitas frequentes ao médico veterinário evitam o surgimento de doenças, bem como ajudam no diagnóstico precoce de problemas mais complexos.

Muitos donos, estão acostumados a levar seus pet nas consultas veterinárias, apenas quando surge algum problema visível e facilmente detectável. Porém, em alguns casos isso pode ser prejudicial a saúde do animal, principalmente com doenças que já chegaram a um estágio avançado.

Por isso, é importante lembrar que assim como nós precisamos ir ao médico com frequência para exames de rotina, seu melhor amigo também pode passar muito anos a mais ao seu lado quando existe a preocupação constante com sua saúde, que permita que o dono perceba a importância do acompanhamento veterinário periódico.

A partir daí que começam a surgir algumas dúvidas, como: quando devo começar a levar meu pet em consultas veterinárias? qual a frequência de tempo que as consultas veterinárias devem acontecer? o que costuma ser feito durante o check-up de rotina? como encontrar uma clínica veterinária de confiança?

Quando começar?

As visitas ao veterinário precisam começar desde cedo, logo que seu bichinho de estimação nasce. Quando ele ainda é um filhote, as consultas veterinárias tem como intuito acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu cãozinho ou gatinho.

A atitude de levar seu pet em um acompanhamento veterinário facilita a identificação de problemas genéticos e/ou hereditários. Além disso, é uma ótima forma para que você tenha orientação a respeito dos cuidados básicos que ele precisa no dia-a-dia de acordo com sua idade e condição.

Qual a frequência?

A frequência de visitas ao veterinário vai depender da idade e condição de saúde do seu bichinho.

Para os filhotes, considerados animais de até 6 meses, o ideal é que o acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento seja mensal.

Para cães adultos, de 7 meses a 7 anos, recomenda-se pelo menos uma visita anual para animais saudáveis.

De 7 anos em diante o animal já é considerado idoso, e assim como nós, precisa de um acompanhamento mais frequente. Por isso, recomenda-se uma visita semestral para aqueles que ainda não apresentaram problemas de saúde.

Se você possui um bichinho de estimação com alguma doença séria, apenas um médico veterinário poderá dizer qual é a periodicidade específica de visitas que ele precisa.

Como é feita a consulta veterinária?

Durante as consultas veterinárias são feitas algumas análises clínicas a respeito da condição do animal. Além disso, são solicitados exames de rotina, como sangue, urina ou fezes que poderão diagnosticar problemas que ainda não mostram sintomas.

Além disso, o médico veterinário pode auxiliar tirando dúvidas que possam existir e fornecendo informações a respeito dos cuidados do animal como um todo.

As orientações vão desde atividades rotineiras como alimentação e higiene, até acompanhamento do calendário de vacinação, vermifugação e anti pulgas e carrapatos.

Como encontrar uma clínica veterinária de confiança?

A escolha do médico veterinário do seu bichinho de estimação, vai muito além da proximidade com a sua residência ou afinidade pessoal. A recomendação de familiares, amigos ou até mesmo avaliações na internet, podem ser um grande indicativo da qualidade dos serviços de uma clínica ou profissional.

Outro fator importante, é saber quais as formações do médico veterinário escolhido e quantidade de cursos que realiza para se manter atualizado. Somado a isso, a experiência de trabalho também pode ser um grande diferencial na hora de escolher.

Agora é importante observar a questão da afinidade, mas aqui, vale lembrar que não é apenas a sua afinidade com o profissional, mas sim dele para com o seu melhor amigo. Além de médico, é preciso que ele seja apaixonado por animais para garantir que seu bichinho sempre será tratado com amor e respeito.

A estrutura da clínica em que seu pet será atendido também deve ser observada. Desconfie de locais desorganizados ou mal estruturados. Identifique como é feita a separação dos ambientes, se existem equipamentos para emergência e principalmente câmeras que possam te mostrar o tratamento dado ao seu melhor amigo caso você não possa acompanhá-lo.

Na Clínica Veterinária Santa Catarina, você encontra tudo isso e muito mais. Com profissionais capacitados e apaixonados pelo que fazem e uma estrutura completa para atender o seu bichinho de estimação com muito carinho e atenção. Se você procura um médico veterinário em Curitiba, não pode deixar de conhecer.

Entre em contato e agende uma consulta!

Voltar para Dicas