Aviso: Você precisa vacinar o seu bichinho hoje mesmo

Você sabe por que é importante ter seu animalzinho vacinado?

A vacinação proporciona imunidade contra doenças específicas. Ou seja, faz com que o organismo de cães e gatos crie os anticorpos necessários para que se um dia entrar em contato com a doença, seu corpo esteja preparado para combatê-la.

Doenças graves, como parvovirose, cinomose e leptospirose podem causar a morte do seu melhor amigo, mesmo quando diagnosticadas precocemente.

É interessante saber que mesmo com as devidas orientações dos órgãos competentes, a taxa de vacinação veterinária no Brasil ainda é muito baixa se comparada a países europeus e o continente norte americano.

Estudos mostram ainda que quase metade dos tutores vacinaram seus animais apenas quando filhotes e não voltaram a vacinar quando o animal chegou na fase adulta. Isso faz com que esses animais fiquem susceptíveis a contrariem doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, além das zoonoses, doença transmitida do animal para o homem.

Você sabia que para cada animal existe uma agenda de vacinação diferente?

Hoje classificamos as vacinas da seguinte forma: essenciais e não essenciais. As vacinas essenciais são aquelas que todos os cães e gatos devem receber, independente o local onde habitam.

Já as vacinas não essenciais, são as necessárias somente para animais que apresentam risco de contrair doença específicas, de acordo com o local que habita e frequenta.

Existem também as vacinas não recomendadas, que são aquelas onde não há evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia.

Com base nessa classificação de vacinas, somente seu veterinário saberá dizer qual é o melhor protocolo vacinal para seu bichinho de estimação. Isso dependerá da região onde você mora, locais onde seu animal vai e a condição de saúde dele.

Hoje devemos avaliar os animais na sua individualidade e não utilizar um esquema de vacinação único.

Se você tiver alguma dúvida com relação a vacinação de seu animalzinho, entre em contato com a gente. Manter a vacinação de seu melhor amigo em dia é um ato de amor e cuidado.

Voltar para Dicas