Cuidados com cães e gatos durante o inverno

Cães e gatos também precisam de cuidados redobrados durante o inverno, pois assim como para os humanos, a queda de temperatura torna o ambiente mais propício ao aparecimento de doenças, bem como diminui a imunidade dos bichinhos quando ficam muito expostos ao frio. Problemas respiratórios, gripe e cinomose são comuns, por isso, mantenha uma alimentação balanceada, água em livre demanda e principalmente um abrigo aquecido e livre do frio e vento.

Doenças de cães e gatos no Inverno

A gripe canina é uma das doenças que acometem cães durante o inverno. Muito semelhante à gripe humana, ela é altamente contagiosa e pode ser transmitida de um cão para outro.Os gatos também não escapam da gripe felina, doença respiratória disseminada facilmente entre os gatos, causando sintomas como secreção nasal e ocular, febre, espirros, entre outros.

A cinomose, uma doença grave que pode surgir a qualquer época do ano, fica mais forte e de fácil transmissão durante o inverno, já que o vírus tem maior capacidade de sobrevivência e disseminação em temperaturas mais baixas, podendo causar problemas irreversíveis ao animal. Além disso, asma, tosse e pneumonia são comuns entre cães e gatos.

Manter a cartela de vacinação sempre em dia é fundamental para garantir a qualidade de vida do seu animal de estimação, pois os riscos de contrair doenças durante o inverno, é bem menor.

Quais cuidados tomar para evitar doenças em cães e gatos no inverno

Novamente como os humanos, durante o inverno o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido, por isso, é necessário aumentar em aproximadamente 20% as porções de ração diária durante o inverno, com exceção de animais obesos. Neste quesito, a alimentação exerce um papel fundamental.

A higienização dos cães e gatos também precisam de adaptação durante o inverno. Os banhos podem ser quinzenais em alguns casos e devem ser feitos em dias e horários mais quentes para evitar que seu bichinho sinta muito frio, preferencialmente em um local especializado, como instalações e equipamentos profissionais para garantir que seu melhor amigo não tenha contato com o ar gelado. O banho e tosa da Clínica Veterinária Santa Catarina é feito em uma estrutura pensada para garantir o bem-estar do seu melhor amigo em qualquer época do ano.

Cachorros e gatos que possuem pelagem longa devem permanecer com os pelos compridos durante a estação, pois ele ajuda a proteger a pele do frio e evitar colocar a sua saúde em risco. Animais de pelagem curta podem ser protegidos com roupinhas apropriadas, existem diversos modelos e tamanhos que além de esquentar os bichinhos, podem deixá-lo mais estiloso durante o inverno.

Por último, garanta que seu melhor amigo fique em um abrigo seguro e livre do frio e do vento. Apenas algumas raças são capazes de suportar baixas temperaturas e a exposição contínua pode ser muito prejudicial para eles. Os animais que vivem fora de casa precisam de uma casinha que fique posicionada em direção oposta as correntes de ar e cobertores que o mantenha aquecido. Para bichinhos que vivem dentro de casa, caminhas são suficientes para mantê-los protegidos e aconchegados.

Se você está procurando um pet shop com tudo que seu cão ou gato precisa para manter-se aquecido e protegido durante o inverno, acesse nossa página de contato para conferir nosso endereço e horário de funcionamento.

Voltar para Dicas