Como manter a higiene dos cães

Cuidar da higiene do seu cachorro vai além de mantê-lo sempre cheiroso, pois como comentamos no post anterior sobre 6 cuidados básicos com a saúde do pet, isso influencia também na saúde e bem-estar do seu melhor amigo, além de evitar problemas para a sua família.

Bichos de estimação precisam de espaços específicos para dormir, comer e fazer suas necessidades. No caso da cama, prefira materiais que possam ser lavados com facilidade para evitar o acúmulo de ácaros e poeira. As refeições devem ser servidas longe do espaço utilizado para que ele façam suas necessidades, bem como da sua cozinha, já que o contato com o pelo e saliva pode causar contaminação de alimentos. Além disso, educá-lo pode facilitar muito o trabalho de manter a limpeza. Confira as dicas que separamos abaixo:

  • 1. Banho
  • Criar o hábito do banho desde cedo nos cães é importante para mantê-lo limpinho, controlar a oleosidade dos pelos e deixá-lo cheiroso. Mas este procedimento exige produtos especializados, equipamentos e técnicas profissionais, pois exigem cuidados especiais com os olhos, ouvidos, pele, dentes e unhas, bem como atenção redobrada para a secagem, pois deixar os pelos úmidos, pode deixar seu cachorro vulneráveis a fungos e bactérias.

    A frequência dos banhos varia de acordo com a raça e pelagem do seu pet, com intervalo máximo de uma vez na semana, com exceção a indicação médica para tratamentos dermatológicos veterinários.

    ● Pelagem curta: banho de 2 em 2 meses.
    ● Pelagem longa: 4 banhos por mês.
    ● Pelagem volumosa: 2 banhos mensais.

    Mas o ideal é conversar com o médico veterinário para definir a opção ideal para o seu cão de acordo com as necessidades da raça e estilo de vida da sua família.

  • 2. Tosa
  • A tosa é outro fator muito importante e que deve ser feita com muita cautela. Porém, não tem regras e intervalos definidos para ser realizada, pois varia de acordo com o tamanho, velocidade de crescimento e sua ideia de pelagem para o cão, vale apenas observar o bem-estar do seu melhor amigo. Mas é importante lembrar que quanto maiores os pelos, maiores serão os cuidados diários que você deverá ter para não criar nós.

    Para a manutenção existe a tosa higiênica, que pode e deve ser feita mensalmente. Ela é realizada apenas na região da barriga, genitais e bumbum do seu cãozinho.

    Existe uma variedade de opção para a tosa, que vai desde o tipo de corte desejado pelo dono até os clássicos de cada raça. Além disso, pode ser feito com tesoura ou máquina de corte, mas voltaremos a falar disso em outro post aqui mesmo no blog.

  • 3. Higiene Bucal
  • Embora os cães sejam menos suscetíveis a cáries que os seres humanos, é necessário cuidar da sua saúde bucal para evitar o acúmulo de tártaro, garantir sua qualidade de vida e evitar doenças.

    O primeiro passo é conversar com o veterinário do seu cachorro para que ele possa te indicar a forma correta de cuidar da dentição do seu bichinho através de uma demonstração de limpeza, além de identificar se existe algum problema específico que precisa ser tratado.

    Escolha produtos e escova de qualidade e adequados para o seu cãozinho. O ideal é que esse procedimento seja feito diariamente, porém se não for possível, realize a higiene bucal do seu cachorro pelo menos duas vezes na semana.

  • 4. Limpeza de Fezes
  • Se você possui um local específico em sua casa para que seu cão faça suas necessidades, é importante realizar a limpeza diária com produtos específicos para remover o odor e eliminar os germes. A urina dos cães possui elementos químicos específicos que o fazem retornar ao local onde este odor está localizado, por isso, se ele fizer onde não deveria, é necessário realizar uma limpeza ainda mais rígida para não restar nenhum vestígio do acidente, pois se ele sentir o cheiro, voltará a fazer suas necessidades no mesmo lugar. Por isso, ao educá-lo, produtos “pode e não pode”, ajudam muito neste trabalho.

    Manter a higiene do seu cachorro é muito importante e vai muito além de levá-lo ao pet shop. Por isso, converse muito com o médico veterinário e aprenda os cuidados que você precisará ter para mantê-lo saudável, limpinho e feliz. Entre em contato com a Clínica Veterinária Santa Catarina e agende uma consulta ou o banho e tosa do seu melhor amigo.

Voltar para Dicas