Como Cuidar do Cachorro Durante o Verão

Com a chegada do verão se aproximando, é importante redobrar a atenção e estar ciente dos cuidados que devemos tomar com nossos cães durante os dias mais quentes a fim de evitar uma insolação, principalmente para aqueles que possuem pelagem longa como o lhasa apso ou aqueles cachorrinhos de focinho achatado, como o shih tzu, pug e outros.

Ainda que Curitiba não seja uma cidade muito ensolarada, também temos dias de altas temperaturas, além disso, no período de férias, é comum que muitos de nós levemos nossos melhores amigos para passar alguns dias na praia ou no interior para passear. Por isso, é importante saber o que precisamos para manter a saúde e bem-estar dos nossos cãezinhos.

Vamos mostrar 7 cuidados fundamentais que você deve tomar para manter seu cachorro fresco e sem risco de sofrer com a isolação. Confira!

1. Mantenha seu cão hidratado

A água é um dos itens mais importantes a serem lembrados para o seu cachorro, ainda mais em dias quentes.

Se for em casa, garanta que o potinho de água esteja sempre cheio, longe da luz solar para ela fique sempre fresca e troque-a com frequência para evitar sujeiras. Nos passeios, certifique-se de levar uma garrafinha de água e um recipiente para refrescá-lo durante o trajeto.

Além disso, observe se a água não está quente antes de ele beber. Manter seu cão hidratado em dias encalorados é fundamental para a sua saúde e bem-estar.

Uma indicação de que seu cachorro está desidratado é a língua pra fora e respiração ofegante, como se estivesse cansado.

2. Banho no cachorro durante o verão

Os banhos do seu cachorro poderão manter a mesma rotina de sempre ou ser até semanal. Além disso, caso você tenha espaço em casa, uma bacia com água, piscina ou praia podem garantir a diversão de uma tarde quente.

Mas não esqueça de secá-lo com uma toalha quando ele terminar a brincadeira.

3. Procure uma sombra para o cachorro

Durante os dias mais quentes, é importante que você atente-se se os locais que irá passear com seu cachorro possuem espaços com sombra, sejam de árvores ou coberturas para que ele posso descansar e se proteger do sol.

Seu cãozinho pode não aguentar ficar muitas horas exposto à luz solar e ao calor, por isso, se for à praia ou outro local aberto que não possua locais fixos com sombra, lembre-se de levar um guarda-sol ou de carregar um boné específico para cães.

4. Nunca deixe seu cãozinho sozinho dentro do carro

Deixar seu cachorro preso dentro do carro, mesmo que por alguns minutos, pode ser fatal. Um veículo com vidros fechados, principalmente em dias quentes, aumentam a temperatura muito rápido. Além de causar insolação, essa atitude pode ser muito perigosa.

5. Cuide da alimentação do seu cachorro

Escolher uma ração de qualidade e saborosa durante o verão também é muito importante, pois seu cão precisará de muitos nutrientes para se manter funcionando adequadamente nos dias quentes.

Mantenha a rotina de horários das refeições do seu cachorro conforme ele já está acostumado. Evite dar alimentos fora desse horário para não diminuir o apetite ou causar uma torção gástrica, problema que só pode ser tratado por profissionais.

Dê preferência em alimentá-lo no fim do dia, além de o clima estar mais fresco, é possível que seu cão esteja mais relaxado.

Fique sempre atento também ao peso do seu cãozinho e evite o sobrepeso canino, pois isso, além de ser prejudicial a saúde dele como um todo pode agravar a sensação de calor. Por isso, escolha muito bem os alimentos que ele recebe e mantenha uma rotina de exercícios para que ele se movimente (seja com passeios ou brincadeiras).

6. Tosa para cães de pelagem longa

Se seu cachorro possui pelos longos, escolha uma tosa que diminua a altura da pelagem para manter seu pet fresquinho. O calor excessivo poderá causar problemas à saúde e a pele do seu cãozinho. Além disso, o pelo curto pode ajudar muito que seu melhor amigo sinta-se mais confortável.

7. Fique atento aos horários de brincar e passear com o cachorro

Na hora do passeio ou das brincadeiras externas, procure evitar aqueles horários em que o sol está mais forte, de manhã bem cedo ou no fim da tarde para noite são os momentos ideias para tirar seu cachorro de dentro de casa para se distrair. Além de evitar a superexposição ao sol, permite que ele aproveite um clima mais ameno e fresquinho para se distrair.

Se você tomar os cuidados básicos citados acima, garantirá que seu melhor amigo fique saudável e confortável durante o verão. Mas fique atento a qualquer sinal de superexposição solar ou insolação no seu cachorro. Na dúvida, procure imediatamente ajuda profissional.

Para saber mais, entre em contato e fale com nossas veterinárias.

Voltar para Dicas